JONASSEN (1996) classifica a
aprendizagem em:
• Aprender
a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o
conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse
apresentado pelo próprio professor;
• Aprender
acerca da tecnologia (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de
aprendizagem;
• Aprender
através da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o
computador (programando o computador através de linguagens como BASIC ou o
LOGO);
• Aprender
com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias
como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do
conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é
a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia,
usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário